terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Sobre modinhas e uma lista de 10 livros

Algumas modinhas do facebook são desnecessárias e muito sem graça.
Porém tem algumas muito interessantes, que nos levam a pensar e ainda fazer boas indicações para amigos.

A última dessas modinhas que vi me chamou bastante atenção, e me surpreendeu positivamente.

Nela você  pede indicação de dez livros para algum amigo, e depois ele faz o mesmo com alguém, e assim sucessivamente.

Como muita gente me pediu indicação, só que não, vou indicar aqui dez livros que me marcaram e foram importantes em minha vida. Não necessariamente na ordem em que aparecerem aqui.

1- A História Sem Fim, de Michael Ende

Li este livro por acaso, quando tinha por volta de 12 anos de idade. Eu era um garoto gordinho e apaixonado por livros, como o herói desse livro, Bastian Baltasar Bux.
Muitos livros são considerados infantis, como este ou mesmo Alice no País das Maravilhas, mas suas narrativas envolvem tantos aspectos da nossa mente e sociedade, que somente quando você lê quando adulto, pode perceber.
A História Sem Fim também é um dos muitos casos em que o livro é bem melhor que o filme. Mas entenda, o filme é magnífico e marcou a infância de quase todos os jovens da minha geração.

2 - 1984, de George Orwell

Não há muito o que dizer sobre essa obra, pois quase tudo que se tinha pra dizer já foi dito por milhares de pessoas, que a consideram, como a mais importante já escrita até hoje.
Li quando tinha por volta de 17 anos, e desde então devo ter relido pelo menos umas 1984 vezes, hehehe.

3 - O Lobo da Estepe, de Hermann Hesse

Quando li este livro, estava numa fase angustiada da vida, e confesso que fiquei ainda mais durante a leitura, mas ao final me vi com uma enorme sensação de alívio e felicidade, principalmente por ter descoberto e lido por acaso esse grande clássico.

4 - O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien

Obrigado Tolkien por ter escrito tudo que você escreveu!
Quantas vezes durante minha vida me imaginei viajando na Terra Média, guerreando contra orcs e partilhando da companhia de hobbits, elfos e anões.
É o melhor livro de fantasia que já li, e será o primeiro livro que meus filhos irão ler.

5 - O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway

Um livro curto, mas muito denso.
A briga entre o velho Santiago e o maior peixe que ele já tinha visto prende o leitor de uma forma fenomenal.
Ele estava há 84 dias sem pegar um peixe sequer, e já era visto como um cara perdedor, ou azarado. Mas quando sai pro mar e fisga esse gigantesco marlin azul, ele nos ensina muito sobre auto confiança e sobre como as coisas podem mudar de hora pra outra.

6 - O Clube da Luta, de Chuck Palahniuk
Você acha o filme genial? Então leia o livro!
Aprenda a fazer nitroglicerina caseira, sabão e napalm.
E veja que merda é essa vida de bosta que a maioria das pessoas leva.

7 - Deuses Americanos, de Neil Gaiman
Esse livro explodiu minha mente. Fiquei por dias remoendo a história antes de ler novamente por três vezes seguidas.
Não consigo nem explicar resumidamente a história, mas faça um favor a si mesmo e leia esse livro.

8 - O Físico, de Noah Gordon
Um livro repleto de passagens históricas sensacionais, e este grande autor consegue te deixar tão grudado na narrativa, que você corre um grande risco de começar e não conseguir parar, chegando até a perder noites de sono de dias de trabalho.
Li alguns anos atrás e até hoje me lembro de detalhes desse livro.

9 - Eu Sou a Lenda, de Richard Matheson

Esqueça Will Smith e aquele filme. Tudo bem que é um bom filme, mas nem chega perto do livro.
O que fizeram com o final é irreparável. Mudaram todo o sentido que o autor da obra quis passar.
Até hoje tenho arrepios quando lembro das últimas páginas desse clássico.

10 - Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
Na minha opinião a melhor obra brasileira de todos os tempos.
Machado de Assis nos presenteou com esse clássico, e se você nunca leu, faça isso logo, ou deita na BR de uma vez. hehehe


Espero sinceramente que essa lista sirva para inspirar alguém. Podem ler qualquer um desses que eu garanto que será uma boa leitura!

Por Jordão Vilela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário